Telecartofilistas

Existem várias formas de organizar uma coleção de cartões telefônicos. Como você organiza a sua?

Tags: colecao, telecartofilia

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Amigos, este tema dá "pano para manga" como se diz aqui em Minas. As formas de organizar são inúmeras e dependem muito da abordagem do colecionador. Agora, tem algo que considero importante que é o acondicionamento dos cartões. Para aqueles que se utilizam de plástico tipo PVC é imprescindível o uso de embalagens individuais.- as famosas camisinhas. Isto porque, com o tempo, o cartão tende a "grudar" no plástico o que convenhamos, além de "enfeiar", desvaloriza o cartão. Devemos lembrar que telecartofilia é um hobby mas também pode ser um investimento. Porque não. Você compraria um "Jornal do Comércio" - acima de 1000 pratas - com avarias? Creio que não. Mas poderia vender um por este valor se ele estiver bem conservado. Voltando aos ditados: "o olho do dono é que engorda o gado". Ou seja, valorize o que você possui.

Responder esta

eu organizo as de acordo com os créditos, pois assim eu axo q eh + organizadu.

Responder esta

olha eu oganizo por séries

Responder esta

a minha coleção não é das maiores, mas, eu arrumo por séries, por operadoras,e também por estampa rsrsrs é verdade, os avulsos pois se tiver alguma estampa relacionado por ex paisagens eu eu arrumo também nessa mesma ordem parece ser estranho mas é muito bom pois vc vai ver as belezas de nosso país totalmente juntas é muito legal, se alguém quiser faça também pra ver como é bom.
um forte abraço pois como eu sempre digo...........
colecionar "TAMBÉM É UMA ARTE"

Responder esta

Muito bem, Marckson! Então você utiliza quase todas as formas de organizar uma coleção :)

A organização por estampas é conhecida como temática e é a melhor para mostrar assuntos e a beleza dos cartões.

Um abraço.

Responder esta

Ola Telecartofilistas,
Eu estou organizando meus cartões lentamente pois quase não tenho tempo e está dando um trabalho imenso...mas no final espero que fique como estou imaginando...(por sinal já havia comentado no orkut que ia fazer isso...já deve ter quase um ano).

1) Primeiro fotografei toda a minha coleção um a um (somente a frente).
2) Peguei a listagem disponível no site www.ceacard.com.br e criei um código sequencial para os cartões por operadora.
3) Agora a parte mais trabalhosa...estou associando as fotos uma a uma ao código da listagem e anotando o estado de conservação dos cartões.

O que vou fazer depois (sabe deus quando):
4) Cadastrar os repetidos
5) Criar novas colunas para a listagem em excel como série e tema.
6) Dar um jeito de disponibilizar a coleção na internet.
7) Acrescentar novas fotos de cartões mesmo que eu não tenha.
8) Se um dia sobrar tempo fazer um sistema para controlar tudo isso.

Ah...também coleciono selos, chaveiros, postais, moedas e cédulas, calendários, chapinhas (tampinhas) de garrafas e outras....

Responder esta

Sei que dá trabalho, Nelson, mas vale a pena,
Já deixei até de comer para ficar separando cartões, minhas filhas dizem que fiquei obssessiva. rsrsrs
Tenho selos tb, que troco por cartões. Vou escanear e colocar no orkut, que é onde troco cartões.

Responder esta

OLÁ...ANTIGAMENTE EU JUNTAVA CARTÕES...HOJE TO APRENDO A IDENTIFICAR E A SEPARAR OS CRT.ORGANIZO AS SERIES POR ORDEM ALFABETICA..CADA PASTA TEM UMA LETRA..AFF..AJA PLASTICO HEM..ACHEI ESSA FORMA MAIS FACIL.

Responder esta

Uau! Séries por ordem alfabética? Nunca tinha pensado nisso, deve ficar legal :)

Responder esta

Oi caros colegas.
Em minha coleção separei por tipos de coleções, uma só por cartões da telebrás ,ordenando por estado, data e descrição ou seja criei uma planilha no excel e coloco nas pastas de acordo com a classificação, criei outra para as coleções numeradas que ordeno por operadora, números falantes e a quantidade que falta; criei outra para coleções completas, outra para coleções sem numeração, outra para mídias, e uma de cartões importados que separo por países em ordem alfabética.
sempre no excel, com auto filtro para poder achar mais fácil.

Responder esta

Muito bem organizada sua coleção, Ricardo! Deve tomar um bocado de tempo, mas o resultado fica muito bom, certo?

Responder esta

Olá!
Minha coleção está em pastas separadas por estados e por operadoras. Assim como o amigo Carlos, eu mesmo confeccionei as pastas, comprei ferragens gigantes em São Paulo e cortei folhas de madeira. O detalhe é que só são promovidos para a pasta as séries fechadas, as q ainda faltam cartões ficam em uma caixa de madeira, os cartões avulso ficam na caixa mesmo e tenho uma pasta de midias, assim q consigo completá-la, coloco nos saquinhos individuais que encomendei e acrecento na pasta correspondente ao estado e operadora. Possuo 3 cds com catálogos, um só com séries fechadas, um da Ceacard com todos os cartões lançados e um sensacional com fotos produzido pelo Fernandes do Rio, pena q só vai até 2002. Muitos dos meus cartões tem histórias interessantes, o tamanduá bandeira eu troquei em BH por cartões cheios q um irmão me deu (ele só colecionava cheios e desistiu, me deu todos), os jacarés de 92 um menino me parou na rua e quis trocar pela camisa q eu estava usando, voltei sem camisa pra casa, a arara azul minha irmã viu na carteira de uma colega... trocou por um cd de Roberto Carlos, essa mesma irmã trabalhava na antiga Telebahia, encontrou o iberoamericano de 100 unidades no lixo da cabine. E por ai vai... Legal d+++. Saudações!

Responder esta

RSS

Sobre

Casagrande Casagrande criou esta rede social no Ning.

Badge

Carregando...

© 2009   Criado por Casagrande no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo
Clicky Web Analytics